Verruga
Verrugas virais antes de mais nada, são proliferações epiteliais benignas, provocadas pelo vírus do grupo Papova (HPV) e por isso mesmo contagiosa.
Contudo pode atingir indivíduos de qualquer idade e em qualquer localização do corpo, entretanto é mais comum nas extremidades e em crianças.
De antemão, o contagio pode ser interpessoal ou através de objetos e ambientes contaminados: exemplo: praia, piscina, banheiros públicos, etc.
Antes de tudo o que importa é a imunidade da pessoa contaminada.
Depois de penetrar na pele, o vírus parasita a célula da camada espinhosa, podendo permanecer incubado por tempo indeterminado.
Primeiramente a consistência da verruga em geral é dura devido ao espessamento da camada córnea, mas se difere conforme a classificação:
Verrugas Plantares
Encontra-se na planta dos pés e devido a pressão exercida pelo peso do corpo, aprofunda-se para dentro da pele, razão pela qual determina sua pouca saliência na superfície cutânea, que embora se aprofunda na pele, em contrapartida não atingir a camada dérmica.
Assim como sua localização plantar também determina a quantidade de queratina que envolve a verruga. Em local de pouco atrito, é comum o formato de um anel queratósico, em outras palavras leva o vulgo nome de olho de peixe. Em regiões de maior atrito, essa quantidade de queratose aumenta chegando a envolver toda a verruga plantar, o que a torna extremamente dolorosa, todavia o diagnóstico só pode ser após o desbaste do excesso da queratose.
Apesar disso o contagio pode ocorrer nos grandes centros urbanos, o maior índice de contaminação é nos vestiários e piscinas coletivas devido a Saliência de pisos ásperos e úmidos, sendo assim a forma de contágio é a circulação de pessoas infectadas pelo vírus transitando descalça nestes locais, propiciando sua disseminação por ser contagiosa.
Igualmente, nas crianças e adolescentes que transitam em locais descalços, são mais frequentes.
Logo abaixo veja características que facilitam o reconhecimento da verruga plantar.
Antecipadamente na maioria dos casos, apresentam-se em forma de lesões circulares em anel de queratose, bordas regulares de definitivas, superfície irregular, entremeados de pontilhados que são vasos capilares que têm tonalidades de vermelho quando íntegro e preto quando trombosados.
Sobretudo a queratina que forma a verruga plantar tem consistência emborrachada, úmida e desvia as linhas digitais da pele. Torna-se mais dolorosa quando está localizada em articulações ou em regiões em que o atrito é facilitado o acúmulo de queratina.
Olho de Peixe
O Olho de peixe é um nome popular que consiste em alterações da pele que pode se localizar em qualquer região dos pés e que na maioria das vezes é um calo ou uma verruga plantar.
Características do calo duro e verruga Plantar
Calo
- Provocado por atrito
- Localiza-se em regiões de atrito
- Não é contagioso
- Tem superfície lisa
- Tem acúmulo de queratina compacta é translucida e seca de fácil desbaste
- É o resultado do espessamento da camada córnea
- Tem núcleo e pode haver higroma
- Não tem terminações nervosas
- Raramente ultrapassa dois centímetros
- Tratamento por desbaste e eliminação da causa

Calo
Verruga
- Provocado por vírus.
- Localiza-se em qualquer região.
- É contagioso.
- Tem superfície lisa ou irregular.
- A queratina é unida e emborrachada dificultando o desbaste dificultando o desbaste, possui pontilhado
preto ou vermelho que sangram com facilidade. - Possui papilomatose e acantose.
- É circundada por um anel de queratina.
- Tem terminações nervosas.
- Tem tamanho variado e pode surgir em placas.
- Tratamento por cauterização.

Verruga
Verrugas vulgar: surge em qualquer área da pele, porém é mais comum no dorso das mãos e dedos.
Verrugas filiforme: de consistência mole, mais comum em regiões da pele em que não há espessamento da camada córnea. É mais comum nas pálpebras, axilas e pescoço.
Verrugas periungueal: forma-se ao redor das unhas, normalmente em formato de placas podendo atingir toda a extensão das pregas peri e supraungueal, são as mais resistentes ao tratamento.
Condiloma acuminado: é mais contagiosa, ocorre em áreas úmidas do corpo, nas mucosas, nas áreas genitais, também encontrada em regiões perianal e considerada uma doença sexualmente transmissível.http://www,podologia.com.br
Fonte: livro Podologia Calos e Calosidades