Doenças das unhas

Anatomia da unha

Unha, antes de mais nada,  é uma unidade complexa, constituída por cinco grandes estruturas: a matriz, a lâmina ungueal (ou corpo da unha), o leito ungueal, a cutícula (ou eponíquio), e as dobras ou pregas ungueais (paroníquia).

Além disso, a matriz ungueal (onde a unha começa) é onde as células da unha se multiplicam e queratinizam (endurecem e formam o material da unha) antes de serem incorporadas na unha. A maior parte da matriz não é visível.

A Matriz começa sob a pele a 5 milímetros abaixo da dobra ungueal e abrange a área chamada lúnula (a superfície em forma de meia lua na parte inferior branco da unha).

Lâmina ungueal (ou corpo da unha) é a própria unha. O leito ungueal é o tecido macio embaixo da unha, a ancoragem da lâmina ungueal. A lâmina ungueal protege o leito ungueal.

Bem como, as cutícula (ou eponíquio) é uma dobra de pele modificada. A cutícula protege a matriz. É uma porta contra a infecção. (Não é uma boa ideia retirar a cutícula.) A Dobras ou pregas ungueais (paroníquia) são as regiões de encontro da pele com a unha.

As dobras ungueais são definidas como dobra ungueal proximal e dobras ungueais laterais.

Geralmente as unhas  refletem nosso estado geral de saúde. Alterações na unha, como descolamento ou espessamento, podem sinalizar problemas de saúde, incluindo doenças hepáticas e renais, condições cardíacas e pulmonares, anemia e diabetes.

O declínio da saúde das suas unhas é a indicação do seu corpo de que você pode ter uma doença subjacente, deficiência de nutrientes ou problemas crônicos de saúde.

Confira alguns problemas comuns das unhas:

Onicomicose = Micose

Unha com Micose

Nome genérico micose,  que se dá a diferentes tipos de infecções causadas por fungos, formas bastante simples de vida, invisíveis ao olho nu, que se valem da queratina existente em nossas unhas, pele e cabelos como fonte de nutrição.

De diferentes tamanhos, os fungos habitam os mais diversos ambientes e proliferam especialmente quando encontram condições favoráveis de temperatura, umidade e ausência de luz, suas manifestações são variadas.

Laminas:

  • Espessas;
  • Com descolamento;
  • Elevadas, fofas ou curvas;
  • Esbranquiçadas, esverdeadas, marrom ou enegrecidas (quase preta)
Unhas:
Fracas

Unha Fraca

Frequentemente, existem muitas influências que fazem com que as unhas fiquem frágeis, secas e quebradiças facilmente. As atividades que envolvem as mãos na água com frequência, como nadar e lavar a louça, podem causar esses sintomas.

Alem disso, as unhas podem ser expostas a produtos químicos de removedor de esmalte e produtos de limpeza que enfraquecem a unha. Se você mora em uma área com baixa umidade, suas unhas também podem ser suscetíveis a se tornarem secas e quebradiças.

Entretanto, uma das condições relacionadas, aos sintomas de unhas secas, rachadas e quebradiças pode ser algum sinal de uma infecção fúngica ou um distúrbio endócrino mais grave chamado hipotireoidismo.

 Amareladas

Unhas Amarelas

Juntamente com o envelhecimento , o de vida, o uso ou unhas de acrílico, aplicação constante de esmalte e fumar pode manchar suas unhas de cor amarela. Você pode procurar outras opções para tratar suas unhas amarelas se elas também parecerem espessas e friáveis, o que geralmente é causado por uma infecção fúngica.

Tabagismo, infecção fúngica, diabetes, doenças da tireoide, psoríase e bronquite, são problemas muitas vezes relacionado a com as chamadas unhas amarelas

Cumes Verticais

Cume Vertical

Sulcos verticais são geralmente um sinal de envelhecimento, tornando-se mais visíveis ao longo dos anos, à medida que a circulação sanguínea no corpo diminui.

Casos em que essas cristas são motivo de preocupação é se você está experimentando má absorção de nutrientes também um possível resultado de circulação reduzida e, portanto, diminuição da entrega de nutrientes nos anos mais jovens.

Portanto, quanto mais profundas as cristas, mais grave é a deficiência de nutrientes.

Sendo assim, as  complicações relacionadas de saúde que podem causar problemas de má absorção em seu corpo incluem problemas de tireoide, toxicidade de metais pesados, artrite reumatoide, possível infecção parasitária e distúrbios digestivos.

Com Covas

Unha com covas

Em  contrapartida, é  caracterizada pelos múltiplos amassados ou cavidades ao longo da unha. Se você não está ciente de que você tem uma dessas condições, colocando em sua unha pode ser um sinal de que você está em risco de um problema de saúde possivelmente grave.

Frequentemente, as  Psoríase, eczema, distúrbios do tecido conjuntivo, como síndrome de Reiter ou Lupus, sífilis e alopecia areata, está relacionado com estas alterações

 

Boa nutrição para manter as unhas saudáveis

Enfim para evitar problemas nas unhas, é importante seguir um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em alimentos ricos em nutrientes. Além disso, procure evitar toxinas, manter práticas higiênicas limpas e hidratar as unhas diariamente usando óleos como de amêndoas e semente de uva.

Em suma, suplementar com zinco, complexo B, minerais, ácidos graxos ômega 3, vitamina A e D e anti-oxidantes são extremamente úteis para apoiar a produção de unhas saudáveis.

Veja por último também um pouco sobre (Pé de atleta)

Geralmente, os pé de atleta ou frieira, nomes populares pelos quais é conhecida a tinea pedis, é um exemplo de infecção fúngica muito comum e contagiosa que se desenvolve principalmente na pele entre os artelhos, mas que pode alcançar as laterais e a sola do pé para depois atingir as unhas, onde os fungos se alojam provocando um quadro de onicomicose.

Em síntese, duvidas entre em contato

Fonte: www.hmulti.com.br/tipos_mais_comuns_de_doencas_nas_unhas
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/onicomicose-micose-de-unha/
https://orientacaomedicaessencial.com.br/micose-de-unha-sinais-e-tipos-de-onicomicose/

WhatsApp chat