Qual é o Travesseiro Ideal?
O travesseiro ideal é aquele que consegue manter a cabeça e o pescoço confortáveis, sem nenhum espaço entre eles, além de alinhar o pescoço e a coluna cervical.
Não dormiu bem ou acordou com dor no corpo? Esses problemas podem estar relacionados com o seu travesseiro!
A qualidade do sono é influenciada por diversos fatores, dos mais simples aos mais complexos. Sendo assim, um quadro de insônia pode ter influência tanto de transtornos como ansiedade e depressão, quanto da ausência de um travesseiro adequado à preferência do usuário. O conforto é um diferencial relevante para uma boa noite de sono.
A escolha de um travesseiro adequado pode favorecer o sono e o ideal é que ele se adapte à necessidade de cada pessoa. A altura é mais importante que o material utilizado na confecção da peça.
Ao deitar-se, a pessoa não deve ficar com a cabeça muito alta, nem muito baixa. Ao dormir de lado, o travesseiro deve preencher o espaço entre o pescoço e a extremidade externa do ombro
Veja abaixo as posições corretas para dormir e o melhor posicionamento do travesseiro
Todo mundo tem uma posição que se sente mais confortável para dormir.
É necessário prestar atenção se essa posição não está lhe prejudicando, como foi dito anteriormente.
Dormir com um travesseiro de altura inadequada pode provocar dores no pescoço e coluna, porém a posição de dormir também influencia na sobrecarga e potencializa o aparecimento das dores.
- A posição de lado: É a mais recomendada pelos médicos, pois deixa sua coluna reta.
Se você dorme assim, a dica é usar um travesseiro que deixe o pescoço alinhado com a coluna, nem muito alto e nem baixo demais. E para melhorar ainda mais a circulação sanguínea, coloque entre as pernas um segundo travesseiro.
Você vai ver a diferença!
- Posição de barriga para cima: Também é uma boa opção, desde que você esteja acostumado com a posição. Nesse caso, o ideal é usar um travesseiro baixo ou um médio para apoiar a cabeça, preenchendo o espaço entre a coluna e a nuca e um travesseiro abaixo dos joelhos para alinhar a altura do quadril com a altura do ombro. Lembrando que o pescoço sempre precisa ficar reto.
Essa posição é a correta para os bebês recém-nascidos e crianças até seis meses de idade, desde os pais elevem um pouco o colchão ou comprarem um com um certo grau de inclinação , reduzindo então o risco de refluxo ou vômito. Ao contrário do que a crença popular diz, dormir de lado pode ser um perigo para o bebê.
- Posição de bruços: Não é uma posição recomendada.
Pode até parecer a melhor opção, que ajuda a recuperar as energias durante o sono, mas é a pior posição para a saúde, pois sobrecarrega sua coluna em vários pontos e pode sobrecarregar os músculos do pescoço e coluna.
Atenção: Para os bebês, esta posição jamais é indicada, pois é a de maior risco de refluxo.
Importante:
- A adaptação a um travesseiro é algo tão particular, que há quem prefira dormir sem travesseiro. Não existe uma regra. É interessante que o paciente avalie com cuidado o tamanho, espessura e textura do material usado no travesseiro, respeitando a altura de acordo com cada pessoa lembrando que em cada posição existe sua particularidade.
- Troque o travesseiro a cada dois anos, pois com muito tempo de uso, ele acaba perdendo sua capacidade de sustentação. Alguns modelos começam a ficar com a espuma concentrada em um só lugar, o que faz com que perca o conforto. Além disso, acontece a proliferação de ácaros, que podem trazer problemas para sua saúde. Trocá-lo a cada dois anos evita que você comece a ter problemas na coluna e desenvolva alergias.