Pilates

Pilates é um conjunto de exercícios criados em meados de 1920 pelo alemão chamado Joseph Pilates, visando um controle total do corpo e da mente. O principal objetivo de restaurar e/ou manter a saúde dos indivíduos em condições patológicas, ou não, e promover um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

O pilates apresenta diversos benefícios ao ser humano, desde a integração entre o corpo e a mente saudáveis, a busca de um organismo melhor, o controle da respiração e a concentração. Essas são as práticas fundamentais do método, que tem origem na yoga e na medicina tradicional chinesa.

Sendo assim, apresenta diversos benefícios ao corpo, como:

 Aumento da Resistencia Física e Mental;
 Aumento da Flexibilidade;
 Corrige Problemas Posturais;
 Aumento da Concentração;
 Tonifica a Musculatura;
 Melhora a Coordenação Motora;
 Promove menor atrito nas articulações;
 Alivia as dores musculares.

A prática, além de tudo, também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o prática.

Quem pode fazer o Pilates?
Qualquer pessoa pode fazer pilates, desde que, o profissional esteja capacitado para as alterações e condições que o paciente apresentar. Em alguns casos é importante uma liberação médica para realização do pilates.

Pilates para Gestantes

Os exercícios de Pilates podem ser realizados deste o terceiro trimestre de gestação. Os benefícios do Pilates são: ajudam a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço, facilitam o nascimento no parto normal, diminui o risco de incontinência urinária (na gravidez e também no pós-parto), combatem a dor e/ou desconforto nas costas, melhoram o condicionamento físico, a respiração, a circulação sanguínea, e a oxigenação do bebê.
Na gravidez, as contraindicações do Pilates são relativas e não existe nenhuma que seja absoluta. Desde que a mãe e o bebê estejam saudáveis, e o profissional que a acompanha tenha ampla experiência em trabalhar com Pilates na gravidez, os riscos são praticamente inexistentes.

Pilates para Terceira Idade

A terceira idade é uma fase da vida que chega para todos os seres humanos, trazendo grandes mudanças. Sendo assim, o pilates tem como principais objetivos manter a qualidade de vida e diminuir as dores e limitações causadas pela idade.

Benefícios do Pilates para os praticantes idosos: alívio da dor e do estresse; prevenção de lesões; melhora dos reflexos; melhora a mobilidade; melhora a flexibilidade; maior percepção dos movimentos; melhora do equilíbrio; melhora da velocidade de andar; melhora da autoestima; diminuição da depressão; mantém o peso corporal; fortalece os músculos das pernas e costas; contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares; melhora as reações posturais.

Pilates Emagrecimento

Pilates Emagrecimento
O Método Pilates é considerado condicionamento físico, sendo utilizado muitas vezes como alternativa de atividades físicas nos esportes e principalmente em academias, por isso, espera-se como resultado, o emagrecimento! Mas é importante enfatizar que para emagrecer a pratica de pilates depende de outros fatores, um deles é a forma como será ministrado pelo profissional que trabalha com pilates. Porém, devemos lembrar que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável. O emagrecimento é um dos objetivos mais frequentes dos praticantes iniciantes.

E como dizia o criador da técnica, Joseph Pilates, que se encaixa muito bem nesse contexto:

 “Não interessa o que você faz, e sim como você faz”.

É importante também o praticante ter em mente que, só a prática em si, não será o suficiente para uma grande perda de peso e que é essencial incluir também um programa aeróbico e uma dieta balanceada, para que os efeitos sejam mais rápidos e eficazes.

Algumas mudanças no corpo podem ser notadas nos primeiros meses da prática do pilates, tais como um fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo. A intensidade e a periodização da aula são fatores fundamentais para atingir o seu objetivo com todos os benefícios do Pilates.

É importante que o instrutor ou fisioterapeuta foque a aula em um enrijecimento e definição muscular fazendo uma programação da aula para perda de peso. Para emagrecer são necessárias séries mais longas da mesma musculatura, com menor cargas e uma ativação do powerhouse durante toda a aula. É necessário também ter o menor número de pausas possíveis.

 

Com o intuito de perda de peso, precisamos utilizar nas aulas de Pilates acessórios, materiais ,pesos livres e circuitos funcionais. Para trabalhar a musculatura do corpo, de forma integral e fluida, os exercícios devem ser de forma lírica e aeróbica.

Com a perda de peso, podemos notar melhoras mentais e físicas dos pacientes uma vez que eles iram aparentar:

Aumenta a autoestima – com um maior controle sobre seu corpo e a noção dos limites do próprio a praticante acredita mais em sua capacidade física, sem contar os resultados que podem ser vistos no espelho.

Melhora da postura e Definição da silhueta – por ativar o powerhouse durante toda a aula, o abdômen fica acionado durante 1 hora e ocorre um maior fortalecimento. Esse abdômen mais forte junto com uma postura correta, deixam os músculos mais desenhados e afinam a silhueta.

Melhor Disposição – a energia liberada pela endorfina nos exercícios físicos traz mais vitalidade para a realização de outras tarefas, além de equilibrarem a química do corpo, atuando como antidepressivos e as vezes até inibindo a fome.

Pilates Kids

O Pilates Kids tem o mesmo objetivo que o pilates para os adultos, porém, os exercícios são realizados de uma forma mais interativa para poder prender a criança. Normalmente, o conteúdo é passado em forma de brincadeiras para que a criança possa interagir da melhor forma possível.

Os Studio e as aulas de pilates kids, também tendem a serem repletos de cores alegres e chamativas, além de contar com aulas lúdicas justamente para chamar a atenção destas crianças. As turmas normalmente são formadas apenas por crianças, facilitando ainda mais a interação e até mesmo colaborando com o bem-estar dela.

O método se tornou conhecido pelos benefícios e as necessidades das crianças, que nos dias de hoje, não tem a mesma qualidade de vida e brincadeira de antigamente, o que levou os pais a colocar os filhos para praticarem algum tipo de esporte, até porque, quanto menos fizermos exercícios, mais problemas podemos acarretar para nossas vidas e o pilates Kids é uma ótima atividade física, pois ele auxilia no crescimento saudável da criança e traz inúmeros benefícios para que ela possa crescer forte e disposta.

Porém, não podemos esquecer que só as atividades físicas não fazem milagres, por isso, é importante que a criança tenha uma alimentação saudável para que os nutrientes absorvidos através dos alimentos possam auxiliar nesse crescimento saudável.

Pilates com Tratamento Neurológico

Existem inúmeros processos de reabilitação neurológica para as patologias que atingem as diferentes faixas etárias, das mais variadas formas.

Algumas doenças geram alterações motoras irreversíveis, outras temporárias, mas independente da maneira que ela venha, como e em que época, o método do pilates pode ser adaptado e auxilia muito na reabilitação neurológica e vem mostrando cada vez mais ser benéficos para melhora dos pacientes. O importante é exatamente o que o conceito Pilates propõe na reabilitação neurológica: trabalhar o indivíduo como um todo, ou seja, não podemos pensar somente na questão motora de forma isolada. Esses pacientes apresentam, muitas vezes, distúrbios de atenção e concentração, de linguagem, alterações de sensibilidade, que irão influenciar diretamente na reabilitação neurológica e, assim como na elaboração do traçado do método.

 

Não podemos nos esquecer que se trata de um paciente com dificuldades e alterações de movimentos e muitas vezes precisamos dar ao paciente toda a estabilidade central, ensinar os princípio da centralização, para que os movimentos de membros superiores e inferiores aconteçam com qualidade e eficiência, minimizando o risco de possíveis lesões. Orientar com relação a importância da respiração e seus princípios uma vez que a musculatura do tronco trabalha diretamente na mecânica respiratória e uma boa respiração leva a melhora da capacidade pulmonar, muitas vezes, prejudicada pela patologia dos pacientes.

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