Pilates Para Gestante

Pilates para gestante primeiramente,  é uma excelente escolha já que trabalha de uma maneira global tanto o fortalecimento, como o alongamento.

Além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

A seguir, iremos descrever 10 dos principais benefícios do pilates, para que você gestante comece a praticar, porém é de extrema importância a liberação do seu médico.

1. A prática de Pilates beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura.

Em primeiro lugar, o corpo durante a gestação passa por diversas mudanças, o sobrepeso gerado pela barriga muitas vezes leva a uma série de alteração postural, sendo o pilates uma técnica comprovada que auxilia a manutenção e melhora da postura.

E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e dá força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.

2. A prática do método reduz as dores gerais em todo o corpo e melhora a postura.

Regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso que o bebê traz e o aumento de uns quilinhos a mais.

Contudo no pilates, a fisioterapeuta trabalha a mobilização da coluna reduzindo assim  essas dores.

3. Melhora a qualidade do sono

Frequentemente, durante a gestação, algumas mulheres queixam com distúrbio do sono, sendo com os exercícios realizados no pilates, a liberação de endorfinas produzindo uma sensação de bem estar e  reduzindo a ansiedade na hora de dormir .

O que consequentemente aumenta a energia diária.

4. Fortalece os músculos pélvicos

Entretanto, a musculatura do assoalho pélvico durante a gestação tende a ficar mais fraca, alongada e sobrecarregada devido aos efeitos dos hormônios e aumento da pressão abdominal.

Dessa forma, o método do pilates trabalha a ativação dos músculos promovendo o fortalecimento dos mesmos, que são de extrema importância no momento do parto.

5.Aumento na resistência física

Antes de mais nada, antigamente era comum os médicos recomendarem repouso absoluto para gestantes.

Uma vez que os mesmo acreditavam que a prática de exercícios afetava o crescimento e desenvolvimento dos bebês durante a gestação.

Hoje o discurso mudou, e  a prática de atividade física às futuras mamães é indicada, uma vez que os exercícios trazem benefícios durante a gestação, proporcionando uma maior agilidade e controle do peso, que se ganha durante esta fase.

Da mesma forma, apresenta inúmeros  benefícios após o parto.

6. Aprende-se a respirar melhor

O período gestacional,  é um momento mais importante para respirar completamente, pois a mulher está respirando por dois.

Além de nutrir as células do próprio corpo, ela também está enviando alimento para a troca gasosa do bebê que se desenvolve em seu ventre.

Em contra partida, a respiração  adequada é de suma importância na hora do parto, sendo que,  durante a prática de pilates, a respiração  profunda e controlada  é de extrema importância,  este tipo de respiração é o mais indicado nos momentos de contrações e do próprio parto.

7. A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea

Dessa forma, sabe-se que o feto está recebendo oxigênio suficiente. A circulação sanguínea fica mais intensa, pois circula aproximadamente quarenta por cento a mais de sangue.

Portanto, o aumento do volume sanguíneo é o principal responsável pelos problemas de circulação  durante a gravidez.

Especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.

8. Melhora o humor

Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento farão com que a mulher fique relaxada e aliviada, sem chegar a se exercitar exaustivamente e portanto se senta mais feliz.

9.A convivência com outras mulheres grávidas

Existem aulas grupais de Pilates para gestantes, pois podem trocar experiencias e angustias com outras mulheres que estão vivendo o  mesmo momento, ajudando a sentirem acolhidas e mais seguras.

10. Facilita o retorno do corpo

Enfim, a  prática de Pilates na gravidez com os fabulosos exercícios, proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente voltar ao corpo antes da gravidez em menos tempo.

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