Odontologia

Odontologia é uma ciência que estuda e trata as doenças relacionadas ao aparelho estomatognático, formado pela a face, cavidade bucal e pescoço.

Na Multy Saúde as profissionais atuam nas seguintes áreas:

Endodontia

A endodontia, conhecida também como tratamento de canal, é um dos tratamentos mais conhecidos e popular da odontologia, busca a recuperação de dentes onde houve comprometimento da polpa (tecido responsável por avisar ao nosso corpo que estão ocorrendo estímulos nos dentes), por isso é muito comum ter sensibilidade com sorvete ou alimento gelado.

Diversos fatores como: cáries, traumas, fraturas dentais podem agredir a polpa, sendo necessário em determinada circunstância a indicação da endodontia.

Os procedimentos endodônticos são extremamente minuciosos,que tem como objetivo a preservação do dente no meio bucal de forma saudável,  exigindo habilidade profissional e aparelhagem adequada.

Cirurgia / Buco Maxilofacial

A especialidade de cirurgia na odontologia, engloba diversos procedimentos como:

 Cirurgia de tecidos moles;
 Frenéctomias;
Remoção de cistos;
 Enxertos ósseos e gengivais;
A Cirurgia mais comum é a extração dentária (exodontia).

Com técnicas mais modernas e instrumentos delicados, as cirurgias odontológicas são seguras e com recuperação rápida e confortável.

 

Implantodontia

Os implantes ósseos integrados estão cada vez mais previsíveis, hoje é muito difícil planejar a reabilitação oral de um paciente sem contar com esta técnica. São pequenos parafusos de titânio utilizados para substituir um ou mais dentes que se perderam.

Embora a cirurgia de instalação dos implantes seja muito segura e rápida, é necessário tomar alguns cuidados que vão garantir a incorporação do implante pelo organismo, fazendo-o funcionar como a raiz do dente perdido. Por isso, a investigação sobre sua saúde é o primeiro passo para a correta indicação.

Em nossa clínica, possuímos conhecimentos técnicos e tecnologia para devolver a condição mastigatória, conforto para falar, estética do sorriso e consequentemente a autoestima dos pacientes que sonham em voltar a mastigar e sorrir naturalmente.

Para que seu tratamento tenha sucesso a longo prazo é necessário um cuidado especial com a higienização e o acompanhamento odontológico por meio de visitas regulares ao dentista e exames radiográficos periódicos

Reabilitação Oral

Reabilitação oral é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião dentista nas diversas especialidades da odontologia que tem como finalidade devolver ao paciente a saúde bucal, função mastigatória e estética perdida.

Constatado o quadro de colapso, poderá ser necessária uma avaliação radiográfica e modelos de estudo (moldagem) os quais utilizará para realizar o plano de tratamento. Neste planejamento, a equipe multidisciplinar, avaliará o que será necessário realizar durante o tratamento.

É necessário avaliar:

Quais dentes serão mantidos, tratados e quais estão perdidos;
Há necessidade de um tratamento periodontal;
Quais dentes terão que passar por tratamento de canal;
Quais receberão coroas ou restaurações;
Há necessidade de colocação e implantes ósseo integrados e em quais regiões eles serão colocados;
Haverá necessidade de tratamento ortodôntico.

O sorriso é o instante fisionômico que mais marca a nossa aparência. Através dele somos lembrados e a nossa presença é desta forma identificada na sociedade.

A saúde bucal vai muito além da simples escovação diária. Os cuidados devem abranger entre outros a verificação do posicionamento dos dentes, focando não só a estética harmoniosa, mas também a funcionalidade.

A reconstrução de um belo sorriso demanda experiência, competência, busca de excelência, perfeccionismo e paciência.

A odontologia moderna nos oferece inúmeros recursos para que consigamos atingir os objetivos almejados de cor, estética, durabilidade, resistência e funcionalidade.

Odontopediatria

É a especialidade da odontologia, voltada para o tratamento de gestante, bebês e adolescentes. A saúde bucal do seu bebê começa na vida intrauterina, sendo de grande importância ter acompanhamento desde cedo.

Para sensibilizar esses pacientes temos que desenvolver uma linguagem específica e um tratamento adequado aos seus anseios.

Periodontia

É um ramo da odontologia que tem como finalidade,  cuidar de todas as estruturam que ficam ao redor dos dentes. São estes: a gengiva, o osso e o ligamento periodontal.

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas chamamos a inflamação de gengivite, é reversível e sem danos maiores. Quando o osso que sustenta o dente começa a ser afetado chamamos de Periodontite, apresentam sequelas como perda óssea, retrações, prejudica a estética e até podem causar a perda do dente.

Além de tratar estas doenças também fazem a correção do Sorriso Gengival, cirurgias pré-protéticas, que preparam o dente para receber a prótese.

Atualmente, devemos considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios odontológicos.

Laserterapia

O laser é uma fonte de luz com vários comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas.

O laser de baixa potência ou laser terapêutico tem ação anti-inflamatória, analgésica e bi estimulante. Muito usado atualmente dentro da odontologia para o auxílio da sintomatologia dolorosa causada pela quimioterapia em pacientes oncológicos.

Halitose

É o termo científico para o mau hálito. Este é um sintoma e não uma doença. Ele revela que algo no organismo está errado, e deve ser identificado e tratado. 

Causas: 

90% tem origem bucal; Diminuição da produção de saliva;

Casos Amigdalianos: pequenas bolinhas amareladas no interior das amígdalas;

Patologias das vias aéreas superiores como: sinusite, rinites, adenoides, entre outras;

Longos intervalos de jejum.

Diagnóstico:

Pode ser feito por aparelho de alta tecnologia que mede a concentração de enxofre na boca, entretanto não substituem a checagem do hálito pelo olfato humano (teste organoléptico).

 Avaliação minuciosa da boca (restaurações, próteses, higiene má localizada e problemas periodontais). E se não detectado o problema então encaminha o paciente para médicos de outras especialidades.

Tratamento:

 Retratamentos dentários;

 Orientação de higiene;

 Entre outras.

Articulação Temporo-Mandibular (ATM)

A Articulação Temporo-mandibular (ATM) é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e a utilizamos quando falamos, mastigamos ou engolimos.

O paciente que apresenta uma disfunção ATM pode ter dor de cabeça.

Tratamentos:

O tratamento diurno dependendo do tipo de disfunção vai desde o comportamental cognitivo, correção da postura de boca, hábitos parafuncionais, terapia muscular, desativação dos pontos gatilhos existentes na musculatura da mastigação, avaliação da mordida para verificação de interferências oclusais, até um tratamento oclusal.

O tratamento noturno se necessário, é o uso de um dispositivo intra oral ou seja, uma estabilizadora placa que é usado para proteger o dente, músculos e ATM.

O Botox, também conhecido como toxina botulínica vem se tornando um ótimo meio auxiliar no tratamento de várias desordens e problemas odontológicos na atualidade. Tem sua ação mais evidenciada na medicina estética e dermatologia, no entanto, após pesquisas científicas foram avaliados e vem se tornando um aliado do cirurgião-dentista trazendo grandes benefícios ao profissional e ao paciente.

Pode ser administrado com bons resultados nos seguintes tratamentos:
  DTM – Dores e disfunções na articulação temporo-mandibular (articulação próxima ao ouvido);

Apertamento Dental – ocorre durante o dia;

Bruxismo – quando se range os dentes durante o sono, involuntariamente;

Dentística

É o ramo da odontologia que tem como objetivo devolver as estruturas dentárias perdidas por cárie, trauma ou deformidades.

Seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de influenciar negativamente na mastigação dos alimentos.

Distúrbio do Sono

O sono é importante para o ciclo diário da vida dos seres humanos. Como sua origem está ligada a estruturas localizadas no trato respiratório superior, a Odontologia passou a fazer parte da Medicina do Sono.

A odontologia oferece excelentes resultados para os quadros clínicos de Bruxismo, Ronco, Apneia Obstrutiva do Sono e demais distúrbios associados.

Vem sendo uma área de grande crescimento dentro Odontologia, que estuda e busca tratamentos para esses tipos de distúrbios, normalmente relacionados a problemas respiratórios. Mas, também há casos envolvendo bruxismo do sono e dor orofacial. Os dentistas que atuam nesse segmento geralmente têm especialização em Prótese Dentária, levando em consideração que é primordial conhecer todo o sistema mastigatório, a oclusão dental e os problemas e tratamentos relacionados à dor orofacial e à disfunção da articulação temporomandibular (ATM). De maneira corriqueira, esses cirurgiões-dentistas trabalham de forma multidisciplinar, para discutir o melhor plano de tratamento, já que existem mais de 80 tipos de desordens do sono. Ou seja, há o envolvimento de profissionais da Saúde de várias especialidades, como nutricionistas, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, dependendo de cada caso. O tempo de tratamento varia conforme o nível do distúrbio e a colaboração do paciente, que muitas vezes precisa mudar hábitos cotidianos para alcançar a melhora na qualidade do sono.

Ortodontia

É a especialidade da odontologia, relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
As más oclusões mais frequentes são:

Sobre mordida — quando os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
 Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior.
 Mordida aberta — quando os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer na região anterior ou posterior das arcadas
 Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
 Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
 Apinhamento — ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena

Tipos de Aparelhos

Podem ser móveis ou fixos; ajudam a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares.

 

Os aparelhos fixos podem ser:

Aparelho fixo convencional metálico

Aparelho fixo autoligado

Aparelho lingual

Aparelho estético de porcelana ou safira

Mantenedor de espaço fixo.

Aparelhos ortopédicos fixos como: disjuntores, propulsores mandibulares.

Os aparelhos moveis podem ser:

Alinhadores;

Mantenedores de espaço móveis;

Contenções móveis.

Aparelhos ortopédicos

Clareamento Dental

O clareamento dental é um dos procedimentos de saúde bucal, realizado pela odontologia, cada vez mais procurados, afinal.

Apesar de ser um procedimento simples, ele exige uma série de cuidados para que não surjam problemas, como acompanhamento profissional – mesmo na sua versão caseira.

O que é clareamento dental?

É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos.

O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas.

Há duas formas de clarear os dentes: 

  A primeira é a caseira, em que, como o próprio nome diz, o paciente aplica o produto em casa sob orientação do dentista.

 

 

A segunda o clareamento dental a laser, que é realizado em consultório e consiste na colocação de uma substância nos dentes dos pacientes e na aplicação de laser.

Próteses

A prótese está relacionada com a reabilitação bucal, porém existem tipos diferentes de próteses. Estas são aparelhos utilizadas na substituição dos dentes ausentes que podem ser fixas ou móveis. Em virtude da tecnologia e desenvolvimento dos materiais os dentes estão mais semelhantes na forma e função dos naturais.

Tipos de Próteses:

Prótese total convencional (dentadura)

Prótese total imediata

Prótese parcial removível

Prótese fixa

Prótese sobre implante

Onlay e Ionlay

Coroas unitárias de diversos materiais como: resinas, metalo-ceramica, porcelana (EMAX).

Odontologia Para Gestante

Desde o momento em que você descobriu estar carregando um bebê na barriga muita coisa muda. Os cuidados precisam ser redobrados, e com as diversas mudanças no corpo, a saúde bucal deve ser acompanhada de perto, e tudo com a ajuda do pré-natal odontológico.

Pré-Natal Odontológico

Normalmente o primeiro trimestre costuma ser um período mais crítico da gravidez, por isso, o normal é que o pré-natal odontológico comece nos últimos três meses, a frequência e duração dos encontros dependem das mães. Nas consultas vamos cuidando da saúde bucal e conversando sobre aleitamento, hábitos de higiene oral e de alimentação.

Durante o pré-natal, o dentista observa o estado de saúde bucal da gestante, esse processo é feito afim de evitar o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças.

É importante deixar claro para as pacientes, que o tratamento dentário é seguro tanto para mãe quanto para o bebê, sendo que os dentistas são capacitados para administrar medicamentos e anestésicos específicos para esse período, bem como outros tipos de tratamento que julgue necessário, sempre avaliando cuidadosamente o risco/benefício. Que saúde bucal delas, influencia diretamente na saúde do bebê, que problemas periodontais podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso sendo as visitas ao dentista, pode garantir uma gravidez mais tranquila.

COMO FUNCIONA A ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA APÓS A CHEGADA DO BEBÊ

Após o parto, lembrando que o tratamento odontológico deve fazer parte da rotina da família. O recém-nascido também possui necessidades que devem ser atendidas pelo dentista, por isso, levá-lo ao consultório é fundamental.

O exame da cavidade bucal do bebê é importantíssimo para detectar quaisquer alterações, como, um freio lingual muito curto que prejudique a amamentação,técnicas de higienização oral do bebê, que deve iniciar o quanto antes possível e assim como outras informações só podem ser passadas pelo profissional capacitado.

 

 

Harmonização Facial

Procedimentos usados para harmonizar o rosto.

Preenchimento Labial
Uso do ácido hialurônico nos lábios para preencher e reduzir o chato “bigode chinês”.

Preenchimento do malar
Serve para definir o contorno do rosto.

Lifting
Para corrigir a flacidez do rosto utilizando fios de sustentação.

Microagulhamento
Usado para o rejuvenescimento da pele.

Hidroxiapatita de cálcio
Usado tanto para preenchimento quanto um bi estimulador para a produção de colágeno.

Bichectomia
Retirada de uma pequena quantidade de gordura que se acumula nas bochechas, com uma simples anestesia local.

Botox
Para ajudar na contração de alguns músculos faciais e deixar a pele mais lisa. Principalmente em rugas (“pés de galinha”) e linhas de expressão.

Lipo da papada
Feita com enzimas ou um tipo de lipoaspiração para tirar o famoso “queixo duplo”. Podem ter ainda outras técnicas estéticas como: bioplastia, ellansé, rinomodelação, mentoplastia, frontoplastia etc.

Projeto Amo Sorrir

Com o tempo e a experiência, entendemos que aquele velho ditado “prevenir é melhor do que remediar” faz todo o sentido. E com a saúde bucal não é diferente. Os motivos são vários: a prevenção é mais barata, mais simples e indolor do que qualquer tratamento. Por isso, a Clínica Multy Saúde lança o Amo Sorrir, um projeto de prevenção odontológica nacional, com foco na saúde e não na doença.

O projeto, de cunho social, tem o objetivo de tornar acessível a todas as pessoas a prevenção. “É importante ficar claro que não é um plano odontológico, plano na verdade o cliente faz e não pensa em usar, já o projeto, ele necessita vir, justamente para prevenir doenças. É uma maneira de proteger a saúde bucal da família inteira, evitando problemas mais graves, indo regularmente ao dentista e tendo um acompanhamento correto.

O monitoramento da saúde bucal dos clientes que participam do projeto é feito através de várias ações. Entre elas, a valorização de exames preventivos o mapeamento radiográfico e fotográfico, que auxilia na prevenção de câncer bucal, que segundo Dra. Angela dos Santos Siqueira, é o terceiro que mais causa mortes. Além disso, há consulta com nutricionista, “para saber qual é o perfil alimentar do paciente e os hábitos alimentares, para que possamos reeducar e assim evitar cáries e inflamações gengivais” uma vez, que é necessário criar a consciência de que uma alimentação equilibrada e nutritiva favorece um sorriso bonito e saudável.

Além da boa escovação e demais cuidados com a higiene bucal e bons hábitos alimentares, a limpeza profunda realizada pelo profissional também é imprescindível para reforçar os cuidados diários, eliminando as placas bacterianas e o tártaro acumulados. Por isso, frequentar o consultório odontológico é tão importante desde a infância. Quando adotamos essa prática, pelo menos anualmente ou a cada seis meses, recebemos melhores orientações e atuamos na prevenção de quadros mais graves. Não devemos marcar consultas com médicos ou dentistas somente quando já estamos com dores ou problemas sérios. As visitas regulares a esses profissionais contribuem muito para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

As vagas para participar do projeto são limitadas. Vamos atender por etapas, aumentando aos poucos a capacidade. Para conhecer o projeto, a clínica irá reunir grupos de cinco pessoas para uma apresentação. Será uma conversa, um bate-papo, onde explicaremos passo a passo do projeto de forma objetiva”.

Venham conhecer

Etapas do Projeto

CONSULTA 01 (DIAGNÓSTICA)

  • Mapeamento radiográfico digital
  • Mapeamento fotográfico intra e extra oral
  • Avaliação de necessidades de tratamento adicionais
  • Aferição do PH salivar
  • Definição do padrão de higiene do cliente
  • Agendamento com nutricionista

CONSULTA 02 (NUTRIÇÃO)

  • Preenchimento questionário de nutrição
  • Avaliação do Perfil alimentar
  • Sugestão de dieta a partir do perfil


CONSULTA 03 (PREVENTIVA)

  • Evidenciação de placa bacteriana (biofilme)
  • Raspagem ultrassom
  • Profilaxia Jato
  • Técnica de escovação
  • Hidratação facial + Massagem facial


Para saber mais e marcar uma visita, ligue a Clínica Multy Saúde. Rua Henri Potiron, 23 – Moinho Velho,  Freguesia do Ó São Paulo – SP, 02930-110
Tel
.: (11) 3978-3309,
Tel: (11) 39986767 Cel: (11) 96152-3300


    Contato

    Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

    11 3978-3309
    11 3998-6767
    11 96152-3300

    contato@multysaude.com.br

    Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
    São Paulo - SP - 02930-110

    WhatsApp chat