Odontologia Programa Saúde Escolar   

Odontologia Programa Saúde Escolar desenvolvida pela Multy Saúde tem por objetivos: educar, orientar, identificar e tratar problemas na cavidade bucal das crianças na escola.

A Odontologia do Programa Saúde Escolar, assim como todo o programa, trabalha na parte preventiva no Plano Básico, com Orientações Lúdica de Higiene Bucal; Palestras de Orientação e Prevenção Tipos de Tratamentos e Principais Doenças Orais; Aplicação Tópica de Flúor (anualmente – em novembro); Atendimento Emergencial por trauma (queda) no ambiente escolar e Treinamento das Berçaristas.

No Plano Plus, a Odontologia do Programa Saúde Escolar, abrange acompanhamento individual de higiene bucal, condicionamento e manejo em odontopediatria, entrega anual de material de higiene (em fevereiro), restauração ilimitada, tratamento Endodôntico (canal) de dentes decíduos, cuidados com dente decíduo  (dente de leite), extrações de dentes decíduos, selantes, protocolo de vernizes de flúor e clorexidine (método preventivo eficiente para fortalecer o esmalte e diminuir a sensibilidade dentinária, promovido pelo flúor e o clorexidine, responsável em diminuir as bactérias do biofilme dental), profilaxia (limpeza), raspagem de tártaro, placa de bruxismo, teste de pH salivar, exame de Halitose e para tratamentos ortodônticos condições diferenciadas.

 

 Conheça abaixo algumas das atividades realizada pela Odontologia do Programa Saúde Escolar.

 Higiene Bucal na Escola

Higiene Bucal na Escola é imprescindível, pois é neste espaço de aprendizagem que se inicia os cuidados pessoais e a prevenção de várias doenças.
Na hora de arrumar a mochila na volta às aulas, além do material escolar e o lanche temos que dar a devida atenção ao KIT DE ESCOVAÇÃO, pois é muito importante a higiene bucal na escola, de acordo com a odontopediatra do Colégio Beka, Doutora Angela dos Santos Siqueira (CRO 61453). “O indicado é que as crianças sempre escovem os dentes após cada refeição, inclusive depois do lanche”, afirma a especialista.
O Colégio Beka tem um programa especial para os cuidados com a higiene bucal na escola. As crianças da Educação Infantil têm o “Momento da Escovação” direcionados pelas professoras.
Enquanto os alunos da Educação Fundamental I (1º ao 5º ano) tem que dividir o tempo do intervalo das aulas em lanchar, escovar os dentes e brincar.
Alguns escolares apresentam resistência para escovar os dentes, a prática da escovação é um hábito e precisamos da ajuda dos pais. Seguem algumas sugestões:

PRIMEIRA SUGESTÃO: Dê o exemplo!

Os pais são um espelho para os filhos e estes costumam reproduzir no ambiente social, os comportamentos que aprendem em casa. Se todos mantêm o ritual de escovar os dentes após as refeições, a tendência é que os filhos repitam esse processo mesmo quando estiver longe de casa, por exemplo na escola.

SEGUNDA SUGESTÃO: Supervisione o processo de escovação.

É importante a supervisão pois as crianças até 10 anos estão desenvolvendo à coordenação motora. Primeiro o deixe à vontade apenas oriente se caso ele estiver fazendo muita força ou esqueceu de alguma região. Depois que terminar é a vez dos pais ou cuidadores entrarem em ação e complementar a limpeza dos dentes.
A higiene bucal na escola é acompanhada pelas professoras e a dentista, primeiro para os alunos não se dispersarem e também para fiscalizar o manuseio, higiene e armazenamento dos kits individuais, numa tentativa de minimizar a proliferação bacteriana.

TERCEIRA SUGESTÃO: Faça o momento da escovação ser divertido.

De forma lúdica podemos cantar uma música durante a escovação, também associar os movimentos da escova com barulhos e sons que sejam familiares aos pequenos.
Podemos lembrar episódios de desenhos animados ou livros infantis que falam sobre este tema. O ambiente escolar é favorável a desenvolver este hábito pois todas as crianças escovam os dentes juntas incentivando uns aos outros.

QUARTA SUGESTÃO: Visita à odontopediatra.

É importante levar a criança ao dentista desde cedo. Na escola há um consultório odontológico completo, que tem inúmeras vantagens, uma delas é que o dentista e o consultório estão no ambiente deles, consequentemente eles têm menos medo ou ansiedades em relação aos ruídos produzidos pelos equipamentos. A importância de ser um odontopediatra, segundo a Dra. Angela Santos Siqueira, “é porque este especialista faz uso de técnicas  específicas para envolve-los e deixá-los mais à vontade, além do consultório ser decorado e colorido”.

QUINTA SUGESTÃO: Nunca assuste uma criança que não escova os dentes

É comum adultos dizer para os pequenos que a cárie é um mostro, que pode levar a perda de todos os dentes. Cuidado em transformar o dentista em um PROFISSIONAL MALVADO, que aplica injeção em crianças que não escovam os dentes. Reforce a importância da higiene bucal na escola para ter um sorriso bonito, branquinho e um bom hálito.
Na lista de materiais escolares do Colégio Beka é solicitado que os pais enviem um kit de higiene bucal, porém os alunos que tem o PLANO PLUS do Programa Saúde Escolar recebem este pelas mãos da odontopediatra.

Incentivem seus filhos (as) a escovarem os dentes na escola.

 

 

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat