Nutrição

É uma ciência que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação.

O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética.

Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.

Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da Educação. E estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) da sua respectiva jurisdição.

A profissão de nutricionista foi criada pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234, regulamentou a profissão de nutricionistas, e definiu as atividades privativas desta profissional, que são:

Direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição;
Planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação de serviços de alimentação e nutrição;
Planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos;
Ensino das matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição;
Ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins;
Auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética;
Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
Assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;

 Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

Assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.

  Na Multy Saúde, nossa nutricionista atua nas seguintes áreas: 

 

Nutrição Gestacional

A gestação é um momento para fazer escolhas saudáveis, a fim de ganhar somente o peso necessário para o aumento dos tecidos maternos e o desenvolvimento do bebê.
Na pirâmide está representado a forma adequada de alimentação para a gestante até a amamentação.
A gestação não é época restringir alimentação em dietas e nem perder ou ganhar peso em excesso, ou seja, deve manter uma dieta balanceada visando o ganho de peso adequado no primeiro trimestre da gravidez é de 1,5 a 2,0Kg.
A partir desta fase, é recomendado um ganho adicional de 1,5 a 2,0Kg por mês para chegar ao final da gravidez com 7,0 a 15,0Kg a mais, no máximo.

Nutrição Idoso

Os idosos têm maior risco de desnutrição por diferentes fatores, como a redução da ingestão de alimentos, fatores psicossociais associados à anorexia, problemas de mastigação e deglutição, alterações fisiológicas na função gastrointestinal, polifarmácia, depressão, entre outros. Estes fatores contribuem para uma perda de interesse em alimentos provavelmente relacionados com a perda sensorial, a fome é reduzida, sendo muitas vezes necessários alguns cuidados fundamentais como, melhorar as qualidades organolépticas dos alimentos, cor, odor, sabor, textura, temperatura adequada para servir, etc., para tornar os pratos mais apetitosos.

Nestes casos é importante um acompanhamento nutricional pois a desnutrição, sobrepeso e obesidade no idoso estão associados com um risco aumentado de morbidade e mortalidade, taxas maiores de infecção, aumentando do número de quedas e fraturas, maior tempo de internação, bem como o agravamento de doenças e consequente diminuição da qualidade de vida.

 

Nutrição em Crianças e Adolescentes

Criança e adolescentes devem ser estimulados a levar uma alimentação saudável para que não sofra com o sobrepeso e ou obesidade, que tem aumentado de maneira significativa. Isso preocupa muito os pais e familiares, já que junto a este quadro de aumento do pesos, surgem doenças crônicas como hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes, que não eram tão presentes nessa faixa etária, e hoje em dia vem se tornando cada vez mais comuns em consultórios pediátricos. Além disso uma alimentação pobre em vitaminas e minerais, rica em gorduras não boas e açúcares pode comprometer o desenvolvimento psicomotor, alterar níveis de atenção escolar, sendo assim, orientamos os pais e responsáveis a procurar um profissional da nutrição para que possa ajudar e orientar a forma correta para tratar ou prevenir distúrbios alimentares nas crianças e adolescentes.

Alimentação X Diabetes

Diabetes é uma doença desenvolvida pela deficiência na produção da insulina, um hormônio produzido no pâncreas, que causa aumento da glicose (açúcar) na corrente sanguínea.

O excesso de peso, o sedentarismo e a alimentação baseada em alimentos ricos em açúcares e gorduras, contribuem como possíveis causas na elevação do número de casos da doença comprovado cientificamente. Onde as mudanças no estilo de vida, práticas de atividade física, controle de peso e adoção de um padrão alimentar saudável associadas às medicações e orientações médica são fatores importantes para o controle do distúrbio.

Sendo que ter diabetes não significa ter que renunciar a uma alimentação prazerosa e saborosa. A mudança na forma de consumo e preparação dos alimentos auxiliam no melhor controle glicêmico, sendo que um nutricionista pode te ajudar a entender melhor a relação alimentação X diabetes e juntos elaborar de um plano alimentar adequado e individualizado.

Nutrição Institucional

A nutricionista que presta este tipo de trabalho, precisa ter uma abordagem sobre princípios administrativos, conhecimento técnico sobre a legislação fazendo-se necessária uma abordagem sobre as funções administrativas que compõem o processo, que são: planejamento, organização, direção e controle.  Bem como, domínio tanto dos processos que ocorrem durante a produção dos alimentos e suas etapas de preparo. Seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária, tanto para as características estruturais da unidade (paredes, iluminação, bancadas, utensílios etc.) e recomendações da vigilância sanitária, como propostas preventivas. Além disso trabalhos de educação nutricional e promoção de saúde podem ser realizados em grupos, garantindo orientações específicas e direcionadas.

Nutrição On-Line

A nutrição da Multy Saúde oferece a opção de atendimento on-line.

Os atendimentos são realizados pelos aplicativos de chamada de vídeo, onde é realizada toda a anamnese alimentar do paciente, levantamento de dados relacionados a rotina alimentar e em cima dos objetivos do paciente, são traçadas metas e estratégias para tingir os objetivos de forma aplicáveis que poderão ser incluídas na rotina do paciente!

Já atendemos alguns pacientes e tem sido uma ótima experiência, uma comodidade com ótimas resultados.

Entre em contato e venham conhecer está nova novidade da Multy Saúde.

 

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat