Nutrição Programa Saúde Escolar

 

Nutrição Programa Saúde Escolar desenvolvido pela Multy Saúde tem por objetivos: educar, orientar e incentivar o consumo de uma alimentação saudável, através de atividades de educação nutricional desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

A Nutrição do Programa Saúde Escolar, assim como todo o programa, trabalha na parte preventiva no Plano Básico, com atividades coletivas a todos as crianças como: Atividades Lúdicas envolvendo alimentos; Elaboração de cardápios de lanches e refeições; Degustação de frutas, verduras e legumes, Desenvolvimento da horta, Individualização do cardápio – quando necessário – atendendo às necessidades do aluno e Treinamento das Berçaristas.

No Plano Plus, a Nutrição do Programa Saúde Escolar, abrange atendimento preventivo mais individualizado, com avaliações mais minuciosas e orientações mais específica e direcionada a cada aluno que adquire o Programa, como: Acompanhamento do IMC; Desenvolvimento do Cardápio Individual; Avaliação de Bioimpedância para alunos a partir do Fundamental I (Esse exame permite o conhecimento específico do percentual dos constituintes do peso corpóreo, ou seja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água e a quantidade de gordura contida no corpo); e Recordatório Alimentar para auxiliar a dentista sobre o risco de cáries e/ou doenças periodontais.

 

Conheça abaixo algumas das atividades realizada pela Nutrição do Programa Saúde Escolar:

 

Educação Nutricional

A educação nutricional dentro do ambiente escolar é de extrema importância nos dias atuais, visto que os padrões alimentares da população brasileira sofreram mudanças. O alto consumo de alimentos industrializados, o baixo consumo de frutas, verduras e legumes é comum entre as famílias. Muitas crianças passam maior parte do tempo do seu dia na escola, onde realizam refeições importantes como: café da manhã, almoço, lanche da tarde e algumas delas, o jantar. Devido a isso, faz-se importante abordar no ambiente escolar, temas sobre a importância da boa alimentação.

A nutrição está diretamente relacionada ao desenvolvimento psicomotor e de aprendizado da criança, deficiências nutricionais podem atrapalhar o com empenho escolar do aluno.

A educação nutricional dentro do Programa Saúde Escolar desenvolvido pela Multy Saúde tem por objetivos educar, orientar e incentivar o consumo de uma alimentação saudável.

A Nutrição na escola é trabalhada de forma lúdica, divertida, leve, pois dessa maneira conseguimos aproximar a criança de alimentos que geralmente não são tão bem aceitos por elas, como: verduras e legumes.

Aulas de culinárias, contação de histórias, teatros de fantoches, brincadeiras e pinturas dentro e fora da sala de aula são algumas das estratégias utilizadas para educar, incentivar e estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças

Além da abordagem de educação nutricional visando o estimulo da alimentação saudável, a nutrição dentro do Programa Saúde Escolar desenvolvido pelo Multy Saúde, também realiza o acompanhamento do estado nutricional do aluno, com o objetivo de identificar possível diagnóstico de sobrepeso, obesidade e baixo peso e assim realizar estratégias coletivas e individualizadas para reversão e prevenção desses diagnósticos.

Acompanhamento da aceitação alimentar das refeições realizadas no colégio, orientações referentes a composição do lanche escolar e observação de práticas alimentares e preferências alimentares dos alunos, são outras atividades que fazem parte desse programa do Multy Saúde.

Desta forma, a escola que possui esse diferencial do Multy Saúde dentro da sua rotina, proporciona ao aluno uma educação nutricional e promoção de saúde, conscientizando não somente as crianças, mas famílias, proporcionando formação de bons hábitos alimentares que podem prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras enfermidades na vida adulta.

 

 Atividade Nutricional na Quarentena Programa Saúde Escolar

 

No período de quarentena, a nutricionista do Programa Saúde Escolar da Multy Saúde, está propondo semanalmente atividades para a melhora do incentivo da alimentação saudáveis as crianças do Colégio Beka!  Aproveitando ainda a interação com a família!
Através de vídeos, as crianças recebem as orientações sobre a importância da alimentação e uma explicação da atividade da semana!
Essa experiência está muito legal, pois os pais se envolvem na participação estimulando a melhora da alimentação em casa! Contribuindo para a melhora dos hábitos alimentares na quarentena explica a nutricionista do Programa Saúde Escolar Dra. Keila Baena.

Confira as Atividades e as fotos que a Multy Saúde vem recebendo dos Pais de acordo com as atividades proposta!!

 

Primeira Semana

 

 Vitamina De Fruta

A nutricionista do Programa Saúde Escola  propôs, as crianças e aos pais a realização de uma vitamina de frutas.

A nutricionista realizou um vídeo, apresentando algumas frutas, deixou uma sugestão de uma receita e sugerindo a preparação de uma vitamina, com duas diferentes frutas da preferencia ou que tenham fruteira da casa.

 

Receita de Vitamina 

Escolha 2 frutas que estão aí na sua fruteira, a de sua preferência: banana, mamão, pera, melão, maçã, abacate etc….
Bata no liquidificador as 2 frutas escolhidas, com 200 ml de leite (use o leite vegetal caso tenha alergia a lactose ou a proteína do leite)
Acrescente 1 colher de sobremesa de aveia se tiver em casa, assim a vitamina ficará ainda mais nutritiva e rica em fibras!

Oba: para os bebê menores de 1 ano utilizem o leite da fórmula!

Prontinho! Agora beba até fazer um “bigodinho” de vitamina!

Me conte quais as frutas escolhidas!
Deve ter ficado uma delícia!

 

Segunda Semana

A nutricionista do Programa Saúde Escolar, aproveitou a semana da páscoa e realizou uma atividade com apresentação de um vídeo com incentivando o consumo de legumes e verduras as crianças.

A nutricionista apresentando os alimentos e a importância ao organismo dos nutrientes presente na  alimentação do coelho.

Após sugerindo aos pais e ou responsáveis a elaboração de um prato, coisa simples, com a interação das crianças deixando algumas dicas como:

– Arroz com cenoura ralada;

– Suco de laranja com cenoura;

– Cenoura ralada com alface;

– Rodelinhas de cenoura crua ou cozida com tomate cereja;

– Torta de legumes, bolo de cenoura, etc…

Objetivo da atividade foi aproximar a criança de preparações envolvendo alimentos saudáveis, despertar a curiosidade, incentivar o consumo de legumes e verduras, trabalhar a criatividade, habilidades manuais, percepção dos sentidos (paladar, olfato, visão, tato, etc)

 

 Terceira Semana

A nutricionista do Programa Saúde Escolar, incentivou o consumo de frutas.

A nutricionista apresentando um vídeo no aplicativo lançando um desafio do conhecimento de novas frutas, onde as crianças por dia tinha que experimentar uma nova fruta que ainda não conhecia o sabor.

 

 Quarta Semana

A nutricionista do Programa Saúde Escolar, incentivou estimular o sentido,  paladar.

A nutricionista apresentando um vídeo no aplicativo ,orientando os pais e ou responsáveis, a vendar os olhos das criança.

As mesmas  deveria dizer o sabor que estava sentido: doce, salgado, azedo e amargo.

Para essa atividade ela sugeriu o uso de: Açúcar, Sal, Limão e Pó de café!

 

 Quinta Semana

A nutricionista do Programa Saúde Escolar, com a chegada das férias, desafia os alunos a consumir 2 a 3 frutas por dia no mínimo  e uma alimentação saudável durante o período de férias!

 A nutricionista deixa dicas para as crianças no período das férias, descritos a seguir: 

– Aumentar a hidratação (combine com seu filho de tomar um copo de água a mais por dia, crie uma tabelinha e vai anotando quantos copos de água ele inferiu!)

– Aproveite esse tempo de quarentena e leve seu filho a cozinha e deixe ele participar do preparo das refeições!

– Um pratinho colorido é sempre a melhor opção para manter o corpo bem nutrido, garantindo uma boa saúde!

– Não exagere nas “bobeiras”

 

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat