Nevralgia do trigêmeo

Nevralgia do trigêmeo, também conhecida como tique doloroso ou neuralgia do trigêmeo, é um distúrbio nervoso que provoca uma dor lancinante na região do rosto, por onde passa o nervo trigêmeo – responsável por carregar as mensagens resultantes das sensações do rosto para o cérebro.
A nevralgia trigêmea é a dor severa ao longo do percurso do nervo, que recebe este nome por três ramificações: o ramo oftálmico (que acompanha os olhos), o ramo maxilar (que acompanha todo o maxilar superior) e o ramo mandibular (que acompanha o maxilar inferior).http://www.tuasaude.com

A dor provocada pela neuralgia do trigêmeo se distribui de acordo com o ramo do nervo afetado.

Comprometimento de acordo com as ramificações

A nevralgia trigêmeo provoca eletrochoques abruptos e lancinantes na face, normalmente essas dores envolvem a parte inferior da face e a mandíbula, mas os sintomas podem aparecer próximos ao ouvido, nariz, olhos e lábios devido as ramificações, sendo afirmado por muitos especialistas que a Nevralgia do Trigêmeo é uma das dores mais insuportáveis que o ser humano possa sentir.

Nevralgia Trigêmeo

 

 

Na neuralgia do trigêmeo, a função do nervo do trigêmeo é interrompida. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal – neste caso, uma artéria ou de uma veia – e o nervo do trigêmeo. Esse contato coloca pressão sobre o nervo e faz com que ele não funcione corretamente e provoque a dor característica.

A dor da nevralgia do trigêmeo pode ser desencadeada por uma série de simples pontos em gatilhos como:

Barbear-se

Acariciar o próprio rosto

Alimentar-se

Beber

Escovar os dentes

Falar

Maquiar-se

Ser exposto à brisa e ao vento

Sorrir e até mesmo, lavar o rosto

Mas de fato o que pode gerar a nevralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo pode ser resultado do processo de envelhecimento (embora possa surgir em pessoas de todas as idades) ou pode, ainda, estar relacionada à esclerose múltipla ou a uma desordem semelhante que danifica a bainha de mielina. Menos comumente, a neuralgia do trigêmeo pode ser causada por um tumor que está comprimindo o nervo do trigêmeo. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver essa condição devido a uma lesão cerebral ou a outras anormalidades. Pode acontecer, também, a neuralgia do trigêmeo ser idiopática.

Sintomas

Os pacientes com nevralgia do trigêmeo, normalmente apresentam:

Dor leve e ocasional, que vêm em pontadas.

Dores lancinantes, descrita como insuportável, que chega repentinamente e assemelha-se a um choque elétrico.

Ataques espontâneos de dor ou ataques desencadeados por simples gatilhos, como falar, comer, beber ou escovar os dentes.

Crises de dor com uma duração de alguns segundos.

Episódios de vários ataques que duram dias, semanas, meses ou mais – algumas pessoas têm períodos em que eles não sentem dor.

Dor nas áreas pelas quais passa o nervo trigêmeo, incluindo o rosto, mandíbula, dentes, gengivas, lábios ou, com menos frequência, os olhos e a testa.

O lado afetado pela nefralgia dolorido apenas.

Irradiação das dores para outras partes do rosto aos poucos e cada vez mais frequente e intensas.http://www.hong.com.br

Nevralgia do trigêmeo tem cura?

A dor causada pela neuralgia do trigêmeo é o principal problema, pois é descrita como insuportável e uma das mais fortes que existem e a melhora do quadro está diretamente relacionado com a causa.

Fisioterapia atuando na Nevralgia

A fisioterapia muitas vezes é bastante importante no controle das dores na Nevralgia do Trigêmeo, sendo o fisioterapeuta um profissional capacitado a traçar uma conduta que tem como objetivo controlar a sensibilidade do nervo e assim proporcionar um controle das dores e desconforto nos pacientes.
A acupuntura reduz em até 95% dos quadros de dor, facilitando as atividades diárias dos pacientes como falar, mastigar, sorrir e escovar os dentes.http://www.acupunturadratamara.com.br

Caso apresente um dos sintomas descrito neste texto, procure a ajuda de um neurologista, dentista e ou fisioterapeuta, para que eles possam te ajudar.

Ficou com duvida? Entre em Contato Conosco!!

 

WhatsApp chat