Neuropsicopedagogia

Neuropsicopedagogia, antes de mais nada, é uma ciência, ligada a medicina com objetivo de avaliar as funções cognitivas gerais do paciente, ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas, também avalia os aspectos emocionais e da personalidade.

Na Multy Saúde, as avaliações Neuropsicológicas são realizadas de acordo com os encaminhamentos escolares, fonoaudiológicos, psicopedagógicos e ou institucional.

Avaliação Neuropsicológica em Crianças e Adolescentes deve ser feita quando o seu comportamento natural sofre alguma alteração, por exemplo:

 Fala,
 Modo de andar,
 Cognitiva
 Maneira de lidar com Frustrações,
 Dificuldades de Comunicação,
 Concentração,
 Interação Social,
 Dificuldades na Aprendizagem,
 Hiperatividade.

Os pais devem estar atentos para perceber algum tipo de comportamento que se destaque para buscar um profissional habilitado a realizar uma Avaliação Neuropsicológica Infantil.

Avaliação Neuropsicológica

Com crianças e adolescentes, a Avaliação Neuropsicológica é feita, a princípio, com os pais. São coletados diversos dados sobre o paciente, que vão desde a gestação até os dias atuais da criança. A partir dessas informações, são aplicados diversos instrumentos Neuropsicológicos que servem para medir as funções cognitivas, possibilitando compreender mais sobre a memória, atenção, planejamento de ações, processamento visual e auditivo, entre outros fatores relacionados ao paciente. Se necessário, o Psicólogo também busca informações dos outros profissionais que lidam com a criança, como professores e pediatras e, então, após a análise de toda informação colhida, é feito o fechamento da Avaliação Neuropsicológica.

A análise é passada para os pais e esses são orientados sobre quais medidas tomar diante dos problemas apresentados e o resultado do Exame Neuropsicológico.

Nos adultos, o processo é o mesmo, com a diferença de não precisar da conversa com os pais para obter informações. No processo, também é integrada a Análise Cognitiva e a Análise das Emoções, tudo para entender como os sistemas mentais estão constituindo o paciente e interferindo na sua vida.

Duração Avaliação

Geralmente, quatro ou cinco sessões com uma hora cada são suficientes para que seja feita a Avaliação Neuropsicológica. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

No consultório possuímos todo o aparato e ferramentas necessárias para que seja realizada a Avaliação Neuropsicológica. Posterior ao diagnóstico revelado pelo procedimento será entregue um laudo contendo os resultados do Exame Neuropsicológico com a sugestão de tratamento que trará melhor resultado àquele caso, além disso, na sessão de fechamento este laudo será discutido com o paciente ou responsáveis, podendo sanar possíveis dúvidas e passar maiores orientações, e então encaminhado ao neurologista que finalizara o diagnóstico e medicações se necessário.

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat