Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa, é uma técnica  tradicional que teve origem  na  China, de caráter interrogativo e complementar.

Na Multy Saúde, nossa profissional atua nas seguintes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa:

Moxa ou Moxabustão

É uma técnica da medicina tradicional chinesa, baseada  nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura, originária do norte da China, moxabustão – 灸 – jiŭ (pinyin) significa: Tempo de aplicação do fogo”. É uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris.

A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano.

A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente.

A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

Ao aplicar a Moxa tanto nos locais afetados, como nos pontos dos meridianos, o calor do fogo desbloqueia as energias acumuladas, promovendo circulação e desbloqueios dos canais por onde passam nossa energia vital.

 

A Moxa-lã “moguça” também é feita com a planta Artemísia, aplicada em forma de pequenos cones nos centros energéticos dos meridianos, uma outra forma de aplicar a moxa.

Benefícios da Moxabustão

A Moxa age como um poderoso desinibidor, apresentando como principais benefícios, relaxamento rápido da musculatura, além dos efeito em casos de:

Cólicas menstruais, nervo ciático inflamado, tendinite, bursite, rinite, bronquite, reumatismo, enxaquecas e outras afecções.

Auriculoterapia

É uma terapia natural, de origem chinesa semelhante à acupuntura que consiste na estimulação de pontos nas orelhas.
De acordo com os princípios da auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico, sendo assim, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão. quando esse ponto é estimulado.

A auriculoterapia está indicada no tratamento de:

 Dores por torções, contraturas ou distensões musculares;
Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, e psicológicos, ansiedade ou depressão; vertigens ou palpitações;
Hipertensão;
Emagrecimento, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso. Porém, é importante que, aliada à auriculoterapia, também se faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.

Ventosaterapia

É uma técnica milenar da China, que utiliza a sucção como forma terapêutica, ou seja, uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

Esta técnica existe desde os séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças com recursos da própria natureza. Segundo registros históricos, que os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro.

Sendo que no ano de 2016, durante as olimpíadas do Rio, ela tornou-se novidade e curiosidade após o maior nadador da história, o americano Michael Phelps, ter aparecido em público com as marcas características que o tratamento da ventosa deixa no corpo.

Para que serve?

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

Em alguns casos, o uso da técnica também é realizado com objetivos estéticos, como por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites, estrias e redução de medidas.

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

 Desintoxicar o organismo;
Lombalgias;
Tratamentos para dores musculares;
Dores abdominais;
Cefaleia;
Problemas digestivos;
Hipertensão arterial.

No Brasil e nos países ocidentais, a ventosaterapia ainda sofre certo preconceito, pois muitas pessoas ainda creem que esta técnica dói e/ou deixa diversos hematomas no corpo.
Sendo assim, vale ressaltar que se trata de uma técnica indolor e que os hematomas gerados pela aplicação têm duração média de uma semana com restrição a exposição solar para não gerar manchas na pele.

 

 

Acupuntura

É uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover
saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas, são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, promovendo melhoras dos processos inflamatórios ou dolorosos por exemplo.

A acupuntura trata-se de um procedimento da medicina alternativa, sendo importante o acompanhamento e tratamento médico em alguns casos.

 

 

Quem pode realizar tratamentos?

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga. Também é bastante utilizada na medicina veterinária com bons resultados no meio animal, como cães ou gatos.

 Benefícios

Melhora a circulação sanguínea;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Diminuição da necessidade de usar remédios;
Prevenção de doenças;
Aumento da expectativa de vida;
Diminuição dos problemas hormonais;
Diminuição dos distúrbios de sono;
Diminuição de sintomas da depressão e ansiedade;
Alivia dores;
Alergias, infecções nas vias respiratórias e rinite;
Problemas digestivos e /ou outras doenças

Gua Sha

É uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste em utilizar uma técnica que chamamos de “raspadura terapêutica”, ou seja, esfregar certo tipo de objeto na pele, provocando a estimulação sanguínea com efeitos terapêuticos.

Os objetos podem ser variados, no caso da foto, foi utilizado pedra de jade, porém, pode também ser por meio de chifre de búfalo, colher de porcelana, pires, madeira e moedas.
Cada material usado tem uma finalidade terapêutica, podendo ser mais sutil ou mais profunda.

Esparadrapoterapia

É uma técnica de tratamento da medicina chinesa, que utiliza a colagem de fitas adesivas na pele, a fim de provocar um equilíbrio energético no sistema musculoesquelético, promovendo seu reequilíbrio e corrigindo assim alterações posturais, que geram o desequilíbrio geral do corpo. Através desta técnica, consegue-se obter a manutenção da saúde e o tratamento de patologias específicas originadas pelo desequilíbrio articular e muscular, contribuindo para restabelecer a normalização da postura, o sinergismo muscular e para a retirada da dor, atuando no alívio de dores, reabilitação motora e na circulação da linfa.

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat