Trazido pelos portugueses para o Brasil no século 16, o limão é rico em vitamina C. A fruta é tradicionalmente usada para fazer limonadas, caipirinhas, doces ou para temperar.

Aliás, o consumo traz inúmeros benefícios para a saúde. Entretanto, somente o limão não faz milagre.

Alguns acreditam que beber em jejum água com limão contribui com a perda de peso. Mas a fruta não tem o poder de queimar gordura.

O que realmente ajuda a pessoa emagrecer é aumentar o gasto calórico, além da reeducação alimentar. Em outras palavras: o ideal ainda é manter uma dieta balanceada aliada à atividade física.

Apesar de não eliminar os quilos a mais, a água com limão melhora a digestão, aliviando sintomas como azia e inchaço. O suco contém propriedades que fornecem energia durante a digestão. Diurético, ajuda o corpo a se livrar de toxinas.

O limão é uma fonte poderosa de vitamina C, responsável pela produção de glóbulos brancos, protegendo assim o organismo. Por isso, é conhecido por prevenir gripes e resfriados.

Tem ainda o poder de diminuir a vontade de comer doces. Por possuir um sabor cítrico e cheio de fibras, traz a sensação de saciedade. Outra vantagem: a ação antioxidante que combate radicais livres capazes.

O alto teor de vitamina C disponível na fruta também beneficia a saúde dos cabelos. O limão possui propriedades adstringentes que combate a oleosidade.

Por conter também alfa-hidroxi-ácidos (AHAS), auxilia na prevenção da caspa. E mais:

Regula o pH do couro cabeludo. Para a pele, a vitamina mata as bactérias responsáveis pela acne e previne o envelhecimento.

Mais comum no Brasil, o tahiti tem casca verde e acidez acentuada. A fruta é um cruzamento do siciliano com a lima-da-Pérsia.

É muito usado em sucos, doces e no drinque mais famoso no Brasil, a caipirinha. Já o siciliano, de casca amarela e menos ácido, fica ótimo em massas e carnes mais suaves, como peixes e frango.

Temos ainda o limão-cravo, também conhecido como galego. Ele é mais suave e possui bastante suco.

Fonte: Liberal

Ficou com duvida? entre em contato conosco

WhatsApp chat