Impactos da Pandemia na Influencia Psicológica 

Impactos da Pandemia na Influencia Psicológica, e a quebra da rotina divergem de acordo com as pessoas, conheça algumas estratégias para manter a saúde mental diante da pandemia.https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/04/04/saude-mental-em-tempos-de-pandemia-e-isolamento.htm


Você acorda, toma café, vive normalmente sua rotina diária.

Um dia, um vírus que até pouco tempo estava longe, em outro continente, e você o conhecia vagarosamente apenas pelos noticiários, entra na sua casa sem bater na porta e interrompe não apenas a sua mas a rotina de toda uma sociedade.

Mas qual o impacto psicológico dessa quebra abrupta que a quarentena e a pandemia trouxeram ?

E o mais importante como amenizar o problema ?

Um dos primeiros efeitos da quarentena é a desorientação, a pessoa se sente confusa, menos concentrada, muito mais cansada. Ela pensa que vai trabalhar em casa e vai conseguir descansar, mas não é isso que acontece.

Porque uma série de apaziguadores que temos no trabalho, como pausa para o cafezinho ou conversa com o colega, são suspensas.

É uma crise geral, mas é muito importante a gente ter em mente que tudo isso vai passar.

Ter essa consciência é muito importante para passarmos em momento de modo melhor..

Tarefas a cumprir:

– A primeira é a reorganização cotidiana, pensar em horários para fazer cada coisa.

– A segunda tarefa é cuidar da higiene e manter a salubridade corporal, pois vamos entrar em um período de baixa atividade física e isso nos fragiliza .

Praticar meditação e se os sintomas de ansiedade e depressão passarem da conta procurar ajuda de um profissional e pensar em um tratamento online.

Para equilíbrio mental sugere-se fazer pausas ao longo do dia e encontrar atividades prazerosas; pode ser uma leitura, a jardinagem, o cuidado com animais, a arrumação de armários e da casa, criar brincadeiras novas com as crianças, mudar móveis de lugar e etc..

– Outra dica muito importante é a recuperação de laços afetivos e sociais .

Aquele avô ou avó talvez precise de alguns empurrões para finalmente entrar no mundo digital, e conversar por exemplo , via Skype, áudio ou vídeo pelo whatsapp.

Sobre nossas crianças elas demandam uma atenção especial, pois terão mais dificuldade em substituir os laços físicos pelos digitais.

– É um momento para acompanhar o seu filho mais de perto, contar histórias, participar de brincadeiras, maior interações que talvez foram perdidas ao longo do tempo.

Para os pais que vivem dizendo “eu não tenho tempo para isso”, agora chegou o momento de fazer esses ajustes.
Também é necessário observá-los se pararem de brincar, se estão se isolando demais, se estão comendo e dormindo direito, porque a quarentena é uma situação muito adversa e elas são muito sensíveis para captar a preocupação dos adultos.

– Os pais precisam falar a verdade sobre a quarentena porque em geral mentir só aumenta a problemática.

A criança vai ter de lidar com pensamentos como ” porque será que os meus pais estão escondendo alguma coisa ??

Além de todos as outras pressões que atingem a todos neste momento.

– Os idosos também demandam muita atenção pois geralmente mantém uma relação muito específica com o cotidiano e são muito sensíveis as reformulações mais radicais.

É um momento para cultivarmos a solidariedade, o altruísmo, pois estamos diante de algo maior e mais poderoso que nós…

O pior e o melhor momento de cada um.

É uma situação limite, inédita que está trazendo o melhor e o pior momento do ser humano.

De um lado o aumento abusivo dos preços do álcool em gel e as pessoas estocando comida e papel higiênico.

Em outro momento exemplos de solidariedade, amizade, empatia, muitas pessoas que se oferecem para fazer as compras dos vizinhos do grupo de risco.

Um conselho é ficarmos mais tolerantes com nós mesmos e com os outros.

Ao mesmo tempo infelizmente poderão surgir oportunistas que se aproveitarão desse momento delicado e da fragilidade alheia para engana pessoas.

Mas acredito que estamos passando por situação ou circunstâncias que pode ser educativa para o nosso país.

Vamos nos unir em orações e acreditarmos em um futuro melhor…

WhatsApp chat