Fonoaudiologia

Fonoaudiologia, é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Essas funções incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e neurológicas, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos nas funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para a reabilitação de todos os distúrbios da comunicação humana, que podem ocorrer em diferentes fases da vida desde a criança até o idoso.
Nosso trabalho sempre visa a prevenção e tratamento individualizado e eficaz. Fazemos uma primeira entrevista com o paciente ou responsável, avaliações precisas e detalhadas para assim obter um excelente fechamento diagnóstico.

Na Clínica Multy Saúde as profissionais atuam nas seguintes áreas:

Linguagem Oral

 

A Linguagem se desenvolve conforme o indivíduo é estimulado pelo meio que vive, assim como sua capacidade neurológica, emocional e física.

O intuito do fonoaudiólogo é promover a superação das alterações e dificuldades na fala, como desvios fonéticos e fonológicos; disfluências; trocas, omissões ou substituições de letras; etc.

 

Linguagem Escrita/Leitura

 

O tratamento visa o auxílio com relação às trocas ou omissões de grafemas (letras na escrita); dificuldades na alfabetização e aprendizado; alterações na leitura; interpretação e produção de texto. Outras alterações como Dislexia (transtorno que pode afetar a leitura, a escrita e a capacidade de calcular), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Disgrafia (deficiência do grafismo da escrita), etc.

Fonoaudiologia Neurofuncional

Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, sendo que o fonoaudiólogo  atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico. Principalmente danos na Linguagem, gerados principalmente por quadros de AVE (acidente vascular encefálico), Parkinson, Síndrome de Down, Autismo, Deficiência Intelectual etc.

Gerontologia

É função do fonoaudiólogo na gerontologia, prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.

Motricidade Orofacial

É função do fonoaudiólogo, prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realiza também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Fonoaudiologia do Trabalho

O fonoaudiólogo, neste caso, deve desenvolver programas de conservação auditiva, detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência do profissional no trabalho em sua plena capacidade.

Voz

É função do fonoaudiólogo, prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.

Processamento Auditivo Central

O fonoaudiólogo neste caso, trata dos problemas que refere em como o sistema auditivo central utiliza a informação auditiva. Se ocorre alguma alteração nesse sistema, gera um Transtorno do Processamento Auditivo Central, que é um déficit auditivo que não se deve a outros comprometimentos cognitivos – atenção, memória ou de linguagem. Os indivíduos com esse transtorno apresentam dificuldade em usufruir da informação auditiva para se comunicar e aprender.

Fonoaudiologia Educacional

A Fonoaudiologia caminha lado a lado com a educação, desde a otimização de ensino à aprendizagem em situações que sinalizam dificuldades nesse processo. Dificuldades estas que podem ser detectadas precocemente, evitando a evolução de determinados quadros e propiciando melhores resultados.

Pode ser realizado através de triagens com o intuito de promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita/leitura, audição, motricidade orofacial, processamento auditivo central, voz, entre outras alterações.

Outro trabalho também realizado pela equipe é de Assessoria Escolar que oferece todo suporte para a escola, visando:

Discutir estratégias facilitadoras para o aluno com dificuldades;
Inclusão dos alunos que possuem necessidades educacionais;
Realizar ações de promoção de saúde e prevenção que resultem no aprendizado dos alunos e da equipe escolar;
Orientar as famílias no desenvolvimento das crianças;
Participar de reuniões com a equipe pedagógica para orientação de encaminhamentos, exames e avaliações.


Método ABA (Applied Behavior Analysis) 

É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada e muitos definem como “aprendizagem sem erro”.

A terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.

Um dos benefícios do aprendizado sem erros é que diminui a frustração e o desânimo. Ao garantir que as crianças respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros pode ajudar a aumentar a motivação e o prazer de aprender.

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat