Fisioterapia Programa Saúde Escolar

Fisioterapia Programa Saúde Escolar desenvolvida pela Multy Saúde tem por objetivos: educar, orientar e incentivar maneiras de prevenção a saúde física dos alunos.

A Fisioterapia do Programa Saúde Escolar, assim como todo o programa, trabalha na parte preventiva no Plano Básico, com atividades coletivas a todos as crianças com: Orientações de Postura; Orientações do Peso Excessivo das Mochilas, Postura Correta para sentar-se no Colégio e em Casa; Ginásticas Laborais e Treinamento as Berçaristas.

No Plano Plus, a Fisioterapia do Programa Saúde Escolar, abrange atendimento preventivo mais individualizado, com avaliações mais minuciosas e orientações mais específicas e direcionadas a cada aluno que adquire o Programa, conta também com avaliações do Arco Plantar para crianças da educação infantil; Avaliações Posturais, Alongamentos e Pilates de Solo. E em caso de necessidades de tratamentos, a fisioterapia do Programa Saúde Escolar, disponibiliza descontos especiais aos alunos para atendimentos de fisioterapia e pilates no consultório físico da Multy Saúde, localizado na Rua Henry Potiron, 23 Freguesia do Ó.

 

Conheça abaixo algumas das atividades realizada pela Fisioterapia do Programa Saúde Escolar:

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral, trata-se de uma série de exercícios de alongamento realizado dentro da escola em período de aula com objetivo de promover o bem estar para a criança. São exercícios realizados em um tempo de 8 a 10 minutos, esse procedimento tem por intuito trazer benefícios para a saúde das crianças .

A Ginástica Laboral pode apresentar um perfil lúdico e funciona também como uma forma de descontrair o ambiente.

Entre os benefícios da ginástica laboral é possível destacar:

 Redução do estresse cotidiano;

  Evita o sedentarismo;

  Alongamento dos músculos, com o intuito de evitar lesões;

  Efeito relaxante.

  Descontração e integração das crianças;

 Estímulo para o desempenho das crianças;

 Quebra da rotina da sala de aula.

 

A Flexibilidade Corporal nas Crianças

A flexibilidade corporal nas crianças,  se exercitada desde a infância, proporcionará uma vida saudável e um desenvolvimento correto das articulações. Frente a este conceito, no Programa Saúde Escolar, junto a fisioterapeuta, enfatiza a prática e importância dos alongamentos com crianças, com objetivo de manter a flexibilidade e capacidade física dos pequenos, uma vez que se não exercitar com frequência acaba sendo perdida.

A perda de flexibilidade facilita que a criança tenha problemas físicos no futuro. Alguns exemplos são:

  Dores musculares;

  Fraturas;

  Lesões musculares e outros problemas de saúde.

Praticar alongamentos com frequência, favorece a agilidade nos movimentos, auxilia na melhor formação de articulações e músculos.

Antes de mais nada, a flexibilidade é a habilidade de esticar uma articulação até o máximo, e os músculos devem se adaptar a essa tensão.

Desde o nascimento, o ser humano tem uma flexibilidade maravilhosa, que deve ser cultivada pelos pais e preservada quando as crianças se tornam adultas.

Os exercícios de alongamento melhoram a flexibilidade, contribuem para evitar o sedentarismo e doenças cardiovasculares garantindo uma melhor qualidade de vida.

Esta prática precisa ser hábito na vida das crianças, uma vez adquirida uma boa flexibilidade na vida das crianças, que consequentemente, se não for exercitada desde a infância, será uma habilidade perdida.

Entre os fatores que produzem a falta de flexibilidade nas crianças, destacam-se o excesso de tempo diante do videogame e da televisão.

Tudo isso está relacionado à falta de mobilidade, que ao longo dos anos vai deteriorando músculos e articulações.

A chave para melhorar a flexibilidade nas crianças é o treinamento físico constante, programado e divertido.

Em casa ou na escola, praticar exercícios é essencial. Para as crianças, é aconselhável que essa rotina tenha brincadeiras. Dessa forma, evitaremos o tédio e certamente obteremos melhores resultados.

 Atividade Fisioterapia na Quarentena Programa Saúde Escolar

No período de quarentena, a Fisioterapeuta do Programa Saúde Escolar da Multy Saúde, está propondo semanalmente atividades preventivas, lúdicas e de conhecimentos para manter e melhora a qualidade de vida, física e motora das crianças do Colégio Beka!  Aproveitando ainda a interação com a família!
Através de vídeos, as crianças e/ou responsáveis recebem as orientações semanalmente.
Essa experiência está muito legal, pois os pais se envolvem estimulando e participando de momentos simples mais importantes para seus filhos!

Confira as Atividades e algumas  fotos que a Multy Saúde vem recebendo dos Pais de acordo com as atividades proposta!!

 

Primeira Semana

 

A Fisioterapeuta do Programa Saúde Escolar, apresentou um vídeo no aplicativo do colégio, orientando os pais e ou responsáveis sobre a importância do corpo em se exercitar.

Durante o vídeo, a fisioterapeuta abordou que o movimento corporal, não tem apenas importância com relação a parte física, mas tem papel importante com relação a parte respiratório das crianças, dos pais e avos, mantendo os  ventilando corretamente, e assim, evitamos as complicações respiratórias, que são comuns com a mudança de estação (outono e inverno), como outros tipos de gripes e a pneumonia, que gosta do pulmão paradinho.

Durante o vídeo, as crianças foram orientadas a forma correta de se respirar ( inspirar “puxar o ar pelo nariz bem forte”  e a expirar “soltar o ar pela boca como se estivesse assoprando uma velinha”, assim melhorando a entrada e saída de ar dos pulmões, melhorando a ventilação nos pulmões diminuindo as chances de acúmulo de secreções , e passado uma série de exercícios associados a respiração para as crianças realizem com seus pais, irmãos e ou avos. Deixando com dica um vídeo educativo do canal cultura sobre alongamento.

 Segunda Semana 

A Fisioterapeuta do Programa Saúde Escolar, na segunda semana, convidou os pais e ou responsáveis para realizar um carimbo do pé dos pequenos para ver qual o tipo de pé que seu filho apresentava.

Para a atividade  a Fisioterapeuta , realizou um vídeo fazendo a avaliação do pé de uma criança no aplicativo do colégio e deixou algumas informações, contendo o objetivo da avaliação de anualmente é realizada no colégio e explicação dos diferentes tipos de pé que eles poderiam ter encontrada conforme descrito abaixo:

O objetivo desta avaliação é identificar o tipo de pé e se há o desabamento do arco plantar .

Alterações nos tipos de pés como muito plano ou muito cavo e desabamento do arco plantar interno e externo, gera uma alteração na biomecânica do ser humano resultando em problemas no joelho e coluna na fase adulta , sendo assim , nosso intuito em avaliar os pés das crianças é verificar se apresentam alteração e solicitar uma avaliação preventiva para provável correção, se necessário.

 

 Terceira Semana 

A Fisioterapeuta do Programa Saúde Escolar, convidou a todos alunos,  pais e ou responsáveis do colégio para movimentar, com uma atividade muito divertida!

Com  vídeo via aplicativo descreve alguns exercícios usando a imaginação e brincadeiras de antigamente para se exercitar?

 

Enfatiza a importância de um tênis confortável para não machucar as articulações;
Os exercícios devem ser realizados em séries de 3 repetições de 2 minutos cada, com 1 minuto de descanso em cada exercício.

Relembrando que durante os exercícios, a  respiração tem papel importante.

A seguir segue  ilustrações das brincadeiras de foi sugerida para transformação de exercícios.

 

 

 

Contato

Preencha corretamente o formulário ao lado, em breve retornaremos.

11 3978-3309
11 3998-6767
11 96152-3300

contato@multysaude.com.br

Rua Henri Potiron, 23 - Freguesia do Ó
São Paulo - SP - 02930-110

WhatsApp chat