Ergonomia em casa! Os desafios da quarentena

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estudam a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas. Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.

O mundo foi pego de surpresa. As experiências que algumas empresas adotavam um dia em home office, passou a ser rotina na vida dos trabalhadores. Porém o trabalhar em casa, vem acompanhado da dupla jornada,  vida- diária, tarefas escolar das crianças..

E a pergunta que trazemos é:
Ambiente da sua casa estava apto?

Ergonomia em casa

  •  Agora, você precisa de um espaço vazio em casa para se concentrar, longe de barulhos, circulação de pessoas e distrações, ergonômico, é claro!  Afinal,  vai passar boa parte do seu dia sentado, e dores nas costas e nos braços não devem estar nos planos. Para isto,  precisa criar um ambiente que tenha o mínimo de interrupção possível durante o trabalho.
  •  O ambiente onde seus filhos realizam as tarefas da escola está adaptado? Em hipótese nenhuma os deixe realizar as aulas em qualquer ambiente, pois assim como os adultos, as crianças também necessitam de rotina, ambiente tranquilo sem ruídos para realizar as aulas.
Então:

É importante sempre sentar em uma cadeira confortável. Em nunca  trabalhar do sofá ou de sua cama, utilize sempre, cadeira e mesa. Manter a calma ajuda na produtividade e em seu bem estar, não esqueça de levantar-se para ir ao banheiro, alimente-se bem e beba água com frequência, e não esqueça de lavar as mãos regularmente.

 

Mas como organizar um ambiente improvisado e adequado no seu espaço?
  •   Suporte para notebook, assim você regula a altura ideal.
  •   Mesa de apoio para monitor. Se não tiver, use livros ou caixas de papelão.
  •    Suporte de apoio para os pés. Se não tem, use caixas ou embalagens resistentes.
  •   Sente-se com a coluna reta e com os braços apoiados. Da mesma forma, os joelhos devem estar alinhados para a frente como o posicionamento dos tornozelos.

Ergonomia X Ambiente tranquilo

Nem todos dispõem desses equipamentos em sua residência, mas nesse caso é possível adaptarmos para objetos que temos à nossa disposição. Ao utilizar notebook, tanto em seu ambiente de trabalho quanto em home office, o ideal é utilizá-lo com teclado e mouse independentes do notebook.

Postura e Alongamento: Reserve alguns minutos do dia para relaxar um pouco, de vez em quando levante da cadeira e alongue-se. Faça alguns alongamentos para relaxar pelo menos duas vezes por dia.

DICAS:
  •    Defina seu horário de trabalho diário, com tarefas a serem realizadas durante o dia.
  •    Vista-se como se estivesse em seu ambiente de trabalho.
  •    Pausas curtas a cada 2 horas são suficientes para seu descanso.
  •    Lembre-se de ajustar a altura da cadeira e do monitor para que fique mais confortável.
  •    Eleja algumas tarefas para fazer em pé, como atender ao telefone, por exemplo.
  •    Descanse os olhos, foque em algo distante por um ou dois minutos. Pisque várias vezes.

 

Adotando algumas dessas dicas, seu rendimento será mais satisfatório e mais tranquilo.

Fonte:http://ergonomiaquefunciona.com.br

Ficou com duvida? Entre em Contato Conosco!!

WhatsApp chat