Cuidados com os pés no inverno.


Cuidado dos pés, durante a estação mais fria do ano é de extrema importância, pois sabemos que é comum existir um descuido maior com os pés, que deixam de ser exibidos e passam a maior parte do tempo cobertos.

“As pessoas se esquecem ou deixam o cuidado dos pés  nesta estação por conta da pouca necessidade de exibi-los, mas a questão é que nesse período os riscos são maiores”.

Essa condição cria o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, que causam as temíveis frieiras e micoses, além do também ressecamento típico do período. Por tomarmos banhos muito quente nossa pele sofre e pode ficar ainda mais ressecada.

Logo após o banho quente, muitas pessoas correm para colocar as meias e proteger os pés do frio antes de secar bem a região.

Se usar esmalte, dê um descanso para as unhas “respirarem” pelo menos dois dias na semana, já que o uso contínuo de esmaltes pode deixá-las mais fracas e quebradiças.

Portanto é essencial existir uma rotina de cuidados diários nessa época, que exige atenção redobrada para evitar problemas com a saúde dos pés.

Segue algumas dicas importantes para manter seus pés lindos e saudáveis.

Sapatos confortáveis

Escolha sempre sapatos confortáveis que não apertem as unhas e os dedos para evitar o encravamento das unhas e aparecimento de calos e calosidades.

Meias de algodão

Cuidado dos pés

Dê preferência às meias de algodão, que absorvem melhor o suor dos pés e permite que eles respirem, evitando a proliferação de fungos e bactérias. Se não for possível usá-las, higienize bem os pés após descalçá-los;

Alterne o uso dos sapatos

Troque os sapatos sempre que utilizá-los e deixe-os em local arejado por algumas horas após o uso.

Hidrate os pés diariamente

Use cremes específicos para a região dos pés e mantenha eles sempre hidratados. De preferência para hidratantes com ureia na composição. Durante o inverno é comum existir um ressecamento maior e por isso o uso de creme específico deve ser diário.
Hoje nos mercados e perfumaria e farmácias é bem fácil encontrar um hidratante especifico para os pés.
Nas unhas, passe um óleo de cravo ou óleo de amêndoas a cada três dias para protegê-las.

 Produtos bactericidas

A utilização desses produtos nos sapatos e nos pés evita que fungos e bactérias se proliferam.
Pode ser usado óleo essencial de melaleuca ou spray bactericida para sapatos.

Seque bem os pés

Saúde dos pésNa hora do banho, não esqueça de esfregar os pés (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia.
Após o banho seque bem o vão dos dedos e os pés para evitar o aparecimento de micoses e frieiras. Para que esse habito seja mais fácil para pessoas com menos mobilidade pode fazer uso de um secador de cabelos.

Procure um podólogo regularmente

Pelo menos uma vez ao mês.

http://Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/bemestar/pes-exigem-cuidados-no-inverno

WhatsApp chat