Alongamento

Alongamento é importante porque aumenta a elasticidade e a flexibilidade dos músculos, reduz o risco de lesão, contribui para a correção da postura e para a circulação sanguínea, diminui a tensão muscular e provoca relaxamento do mesmo.

Mas o que é alongamento então?

Antes de mais nada, alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática dele favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido ao aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.

E quais são os benefícios ?

São inúmeros os benefícios do alongamento, a seguir sitiaremos:

  1. Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
  2. Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
  3. Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
  4. Aumenta a consciência corporal, melhorando também a habilidade para aprender e executar movimentos finos;
  5. Melhora a postura;
  6. Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
  7. Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
  8. Ativa a circulação sanguínea;
  9. Prepara o músculo para a atividade física;
  10. Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna (lombalgia e cervicalgia).

O que poucos sabem, é que os alongamentos trazem benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo.

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Quando devo alongar?

Os alongamentos, devem ser realizados como prática regular, podendo até ser feito antes de outras atividades. O importante é perceber que seu efeito aparecerá a médio e longo prazo, assim como os benefícios de exercícios de força e de resistência.

O que é uma prática comum e não recomendada é o alongamento imediatamente após o exercício, principalmente exercícios mais intensos e ou prolongados. A contra indicação se justifica pela exigência de micro traumas nos músculos exercitados. Alongar neste momento não traz nenhum benefício, podendo até mesmo provocar maior dano muscular.

Alongamento previne lesões?

Esta é uma controvérsia no meio das pesquisas sobre o assunto.
Ao mesmo tempo que estudos apontam que a prática de exercícios antes e após exercícios intensos pode levar ao aumento de lesões.

Outros estudos mostram resultados favoráveis a médio e longo prazo com relação a prática de alongamento e o número de lesões, sendo assim, a dica é:

Para quem deseja usufruir de todos os benefícios do alongamento muscular pratique yoga e pilates, que são atividades físicas que se utilizam de técnicas que vão exigir e desenvolver uma boa elasticidade no seu corpo.

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