Alimentação infantil, como deve ser?

A alimentação infantil deve ser, acima de tudo, equilibrada e  composta por todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, vegetais, frutas, leites e derivados e gorduras).

Com o intuito de ilustrar quais tipos de alimentos as crianças devem ingerir em maior ou menor quantidade, foi criada a pirâmide alimentar infantil.

Primeiramente, vamos entender a pirâmide alimentar.

Em primeiro lugar, na base da pirâmide encontra-se  os alimentos que devem ser mais consumidos: os carboidratos. Depois, vêm os vegetais e frutas. Em menor quantidade, leite e derivados, proteínas (carnes e ovos) e grãos. Por último, os alimentos que devem ser menos consumidos: os açúcares e gorduras.

Contudo os açúcares devem ser evitados na alimentação das crianças menores de 2 anos de idade

Alem disso, a porção de alimentos recomendado, varia de acordo com a  faixa etária. Um bebê de 6 a 11 meses, por exemplo, deve ingerir 3 porções de carboidratos, enquanto uma criança de 1 a 3 anos deve ingerir 5 porções desse tipo de alimento.

10 passos da alimentação infantil (para menores de 2 anos)

De acordo com o Manual de alimentação infantil do Ministério da Saúde, esses são os 10 passos importantes para um boa alimentação infantil

1.  Oferecer somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;

2.  A partir dos 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo-se o leite materno até os 2 anos de idade ou mais;

3.  Após os 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se tiver sido desmamada;

4. A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança;

5. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à mesma alimentação da família;

6.  Oferecer à criança diferentes alimentos todos os dias. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida;

7. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições;

8. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação;

9. Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, e garantir armazenamento e conservação adequados;

10. Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo a alimentação habitual e seus alimentos preferidos e respeitando sua aceitação

FONTE:
Ministério da Saúde / Organização Pan Americana da Saúde (MS / OPAS) e Sociedade Brasileira de Pediatria

5 passos adicionais para obter sucesso na alimentação infantil para menores de 2 anos- orientado pela nosso nutricionista Dra. Keila Baena

1. Não use distrações na hora das refeições, celulares, tablets e televisão devem ficar desligados, desta forma a criança terá o foco no alimento na hora da refeição

2. Faça as refeições em família, a criança aprende repetindo o que ela vê, por isso também seja o exemplo.

3. Estimule o paladar da criança oferecendo alimentos variados, em diferentes tipos de preparações.

4. Capriche na apresentação e nas cores do prato, quanto mais colorido mais nutritiva e atrativa ficará a refeição. Afinal a criança “come” primeiro com os olhos.

5. Não utilize a comida como moeda de trocas!

Por fim, incentive e estimule a formação de bons hábitos alimentares, afinal é nessa faixa etária que os hábitos são formados e doenças podem ser evitadas através da alimentação equilibrada na infância.

Para maiores informações vamos deixar o link para acesso ao Guia Brasileiro de Alimentação Infantil para crianças menores de 2 anos!

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

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